sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto: "Quem somos? Nossa Língua Portuguesa!"


“A pessoa lê o que gosta –

porém não escreve o que gostaria de escrever,

e sim o que é capaz de escrever.”
(BORGES, 2000, p. 103)


Como surgiu o projeto?
O projeto “Quem somos? Nossa Língua Portuguesa.”, surgiu a partir da análise da realidade de muitos alunos: a dificuldade de compreender as exigências da língua, ou seja, a defasagem do conhecimento da Língua, bem como a escrita e a leitura vistas como obrigação, algo chato, não prazeroso. Tal análise está embasada na produção e relatos de alunos de 4ª a 8ª séries. Além disso, não compreendem o significado do que leram ou não conseguem ler (entender) suas próprias produções. Assim como eles, a maioria de nós, também, desconhece o surgimento de nossa língua materna, suas origens e sua formação.
Grande parte desses alunos só lê àquilo que é solicitado pelo professor, aquilo que faz parte do currículo, pois precisam realizar provas, trabalhos e atividades. No entanto, com o avanço tecnológico, alguns desses alunos buscam na internet o resumo desses livros ou assistem filmes sobre determinada literatura.


Por que e para que realizar o projeto?
Uma das melhores formas para se fazer a diferença na inserção no mercado de trabalho e na formação do cidadão é escrever bem. E por que não dizer: ler e escrever bem? No entanto, para termos leitores e escritores é importante iniciar o hábito da leitura desde a infância, pois assim esse hábito perdurará por toda a vida.
Precisamos de cidadãos “viciados” em leitura, mas uma leitura prazerosa, como lazer e não apenas por obrigação ou necessidade.
Dados do MEC revelam que o aproveitamento dos estudantes que lêem é superior ao daqueles que utilizam apenas os livros didáticos.
Além de escrever, o ato de ler ensina:
☼ pensar, refletir e expressar opiniões;
♫ viajar pelo mundo da imaginação, desenvolvendo a criatividade, contribuindo para a solução de problemas;
♪ sonhar e concretizar sonhos.
“Acho que a felicidade de um leitor está além da de um escritor,
pois o leitor não precisa experimentar aflição nem ansiedade:
seu negócio é simplesmente a felicidade.”
(BORGES, 2000, p. 106)
É por meio da formação de pequenos leitores e escritores que:
♪ iremos contribuir para a melhoria da qualidade de educação;
♪ mudar a realidade de nosso país;
♪ incentivar os mais velhos para que busquem também o prazer da leitura, a magia da escrita e o prazer do saber;
“aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. (DELORS, 1996)


Para quem foi destinado o projeto?
O projeto “Quem somos? Nossa Língua Portuguesa!”, foi destinado diretamente aos alunos da 4ª série D e indiretamente aos demais alunos da U.E., bem como aos pais, comunidade escolar e todos os visitantes do Blog.

O que é importante saber sobre o projeto?
O projeto “Quem somos? Nossa Língua Portuguesa!”, começou a ser desenvolvido no mês de fevereiro e visa atender aos pressupostos da Proposta Pedagogia da EMEF “Professor Alexandrino da Silveira Bueno”.
O seu encerramento acontecerá com a visita ao Museu da Língua Portuguesa e exposição dos livros confeccionados pelos alunos durante o projeto.

Além disso, os conteúdos trabalhados têm enfoque nos quatro pilares da educação:
☼ Aprender a ser;
☼ Aprender a conhecer;
☼ Aprender a conviver (viver juntos);
☼ Aprender a aprender.

Quais são as disciplinas envolvidas?
As disciplinas envolvidas no projeto são:
♫ Língua Portuguesa
☼ Informática
♫ História
☼ Geografia
♫ Matemática
☼ Artes
♫ Música

O que será trabalhado durante o projeto? Quais são as metas e ações?
1º Biblioteca móvel

2º Relatos na reunião de pais


3º Participação via e-mail


4º Produções relacionadas a datas comemortaivas e projetos da S.E.



5º Pesquisas sobre a origem da Língua Portuguesa,
sua formação e leitura do livro " Brasuca e Portuga"


6º Painel


7º Localização no mapa e construção de gráficos

8º Grupos biográficos

9º Hora da leitura na biblioteca
10º Palavra da semana

11º Criação do blog


12º Confecção de cartazes

13º Roda de notícias




14º Leitura Sequenciada













15º Escrita de cartas


16º Soletrando



17º Apresentação biográfica


18º Contando histórias (alunos)

19º Contando histórias (mãe, pai, tia, tio, avó, avô...)

E muitos outros que ainda serão realizados.

O que aconteceu de extraordinário durante
realização do projeto até agora?


Alguns talentos já conhecidos foram divulgados...
violinoaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaescrita de poemasaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAaaaaaaaadesenho


...outros foram descobertos...

desenho e vontade de aprenderaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa música


... e aplaudidos.



Recebemos a visita de representantes da secretaria da comunicação.

Qual o embasamento teórico do projeto?


aaaaaBORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
aaaaaCASTRO Adriane Belucci B. et alii. Os degraus da leitura. Bauru: Edusc, 2000.
aaaaaCIPRO, Pasquale Neto. DIMENESTEIN, Gilberto. O Brasil na ponta da língua. São Paulo: Ática.
aaaaCIPRO, Pasquale Neto. Inculta e Bela. Volume 1. São Paulo: Publifolha.
aaaa_______. Português com o professor Pasquale. São Paulo: Publifolha.
aaaaDELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1996.
aaaaPECCI, Antônio Filho (TOQUINHO). Direitos e deveres. Disponível em http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/ toquinho/direitosedeveres.htm. Último acesso: ago.2009




Professora Fábia


set/09

Depoimentos dos alunos sobre o projeto