“A pessoa lê o que gosta –
porém não escreve o que gostaria de escrever,
Grande parte desses alunos só lê àquilo que é solicitado pelo professor, aquilo que faz parte do currículo, pois precisam realizar provas, trabalhos e atividades. No entanto, com o avanço tecnológico, alguns desses alunos buscam na internet o resumo desses livros ou assistem filmes sobre determinada literatura.
Precisamos de cidadãos “viciados” em leitura, mas uma leitura prazerosa, como lazer e não apenas por obrigação ou necessidade.
Dados do MEC revelam que o aproveitamento dos estudantes que lêem é superior ao daqueles que utilizam apenas os livros didáticos.
Além de escrever, o ato de ler ensina:
☼ pensar, refletir e expressar opiniões;
♫ viajar pelo mundo da imaginação, desenvolvendo a criatividade, contribuindo para a solução de problemas;
♪ sonhar e concretizar sonhos.
♪ iremos contribuir para a melhoria da qualidade de educação;
♪ mudar a realidade de nosso país;
♪ incentivar os mais velhos para que busquem também o prazer da leitura, a magia da escrita e o prazer do saber;
♪ “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. (DELORS, 1996)
O seu encerramento acontecerá com a visita ao Museu da Língua Portuguesa e exposição dos livros confeccionados pelos alunos durante o projeto.
Além disso, os conteúdos trabalhados têm enfoque nos quatro pilares da educação:
☼ Informática
♫ História
☼ Geografia
♫ Matemática
☼ Artes
O que será trabalhado durante o projeto? Quais são as metas e ações?

2º Relatos na reunião de pais





7º Localização no mapa e construção de gráficos

8º Grupos biográficos

9º Hora da leitura na biblioteca


12º Confecção de cartazes

13º Roda de notícias



14º Leitura Sequenciada


15º Escrita de cartas
16º Soletrando
17º Apresentação biográfica
E muitos outros que ainda serão realizados.
violinoaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaescrita de poemasaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAaaaaaaaadesenho
...outros foram descobertos...

... e aplaudidos.

Qual o embasamento teórico do projeto?
aaaaaBORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
aaaaaCASTRO Adriane Belucci B. et alii. Os degraus da leitura. Bauru: Edusc, 2000.
aaaaaCIPRO, Pasquale Neto. DIMENESTEIN, Gilberto. O Brasil na ponta da língua. São Paulo: Ática.
aaaaCIPRO, Pasquale Neto. Inculta e Bela. Volume 1. São Paulo: Publifolha.
aaaa_______. Português com o professor Pasquale. São Paulo: Publifolha.
aaaaDELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1996.
aaaaPECCI, Antônio Filho (TOQUINHO). Direitos e deveres. Disponível em http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/ toquinho/direitosedeveres.htm. Último acesso: ago.2009
Professora Fábia
set/09
Depoimentos dos alunos sobre o projeto